sexta-feira, 27 de maio de 2011

O amor justifica qualquer esforço

Questionada por uma amiga sobre como saber se o sentimento é realmente amor, fiquei um pouco receosa em responder aquilo que talvez ela não quisesse ouvir. Medo de mostrar que talvez aquilo que ela vivia era só uma ilusão amorosa.
Comecei mostrando-a, que eu não era a pessoa mais indicada para respondê-la devido a pouca experiência de vida – e por saber que cada um ama segundo sua maneira – mas que poderia quem sabe, contar um pouco do que sei e do que vi sobre o assunto.
Preparei-a um pouco de como iria se sentir diante do amor. Falei das horas intermináveis de conversa madrugada à dentro, dos sorrisos gratuitos, das palavras mágicas, do toque que faz o corpo ferver. Depois a vontade de ficar com a pessoa começa a ser maior, e a vontade de guardá-la num potinho faz com que o ciúme surja.
A partir daí começa o desafio de conciliar o espírito ainda egoísta, com o grandioso sentimento amor. E você vai saber se é amor mesmo, quando de qualquer ângulo que você tente enxergar, ainda prevalecer o sentimento suave e terno. Quando depois de uma briga, a única pessoa que você quer ter ao lado for essa. Quando que mesmo tendo escutado bobeiras e injustiças, você ainda sentir a falta dessa pessoa. Quando você a odiar por alguns momentos e imaginar o fim do mundo ao perdê-la. Quando sentir saudade de ficar algumas horas longe e ficar preocupada quando um resfriado qualquer a atingir. Quando você começar a achar defeitos nas pessoas que todos consideram extremamente lindas. Quando você imaginar passar a vida toda ao lado dessa pessoa e, mesmo assim, dizer sim!
Todos, de alguma forma, vão nos machucar um dia, mas há aqueles que o saldo positivo é tão maior, que a mágoa não demora a passar.
Existirão coisas que você não vai querer lembrar, mas vai magoar por um tempo. Alguns momentos você vai desejar que nunca termine e o cheiro deles ficará na memória para sempre.
Você vai magoar também, vai se arrepender por isso, e quando o sentimento for real, vai agradecer a Deus pela oportunidade de aprendizagem.
Decepções sempre existem, não é só com você, nem só com qualquer um... É assim com todos. Você vai ver que é amor, quando tiver consciência disso e mesmo assim querer.
Não se importe com os idiotas que existirão, aqueles que você sabe que por serem frustrados na própria vida, tentam passar isso para o mundo. A inveja usa como justificativa a sorte, para não querer admitir os teus méritos. Não se contamine, não contamine o amor! Alimente-o, o verdadeiro amor justifica qualquer esforço.



- Você acha que o nosso amor pode fazer milagres?
- Eu acho que o nosso amor pode fazer tudo aquilo que quisermos.
- É isso que te traz de volta pra mim o tempo todo.
Caio Fernando Abreu